Ponte Vecchio
Com suas casas e lojas suspensas, a Ponte Vecchio é uma das pontes mais famosas do mundo. Como curiosidade, a "Ponte Velha" também é a ponte de pedra mais antiga da Europa.
A Ponte Vecchio é para Florença o que o Coliseu é para Roma, já que sua imagem é a mais conhecida e representativa da cidade. A Ponte Vecchio é o símbolo do romantismo que inunda toda Florença.
As origens da “Ponte Velha” remontam ao ano 1345, o que faz dela a ponte de pedra mais antiga da Europa.
Nos séculos XV e XVI, suas casas suspensas foram ocupadas por açougueiros, mas, quando a corte mudou para o Palácio Pitti, Fernando I mandou fechar os comércios pelo cheiro desagradável. Desde então, as lojas foram ocupadas por joalheiros e ourives.
Outro detalhe curioso da época foi a construção do Corredor Vasariano, um corredor que percorre a parte lesta da ponte desde o Palazzo Vecchio até o Palazzo Pitti.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Ponte Vecchio foi a única das pontes de Florença que não foi destruída pelas tropas alemãs.
Os cadeados da Ponte Vecchio
Além das casas suspensas, o que também caracterizou a ponte durante anos foi a quantidade de cadeados que eram colocadas nela como prova de amor.
Atualmente, a tradição continua funcionando, mas frequentemente as autoridades retiram os cadeados pela segurança da estrutura.
Um lugar para descansar
Sempre e quando você não se importe de estar rodeado por centenas de pessoas, a Ponte Vecchio é um bom lugar para relaxar um pouco.
Ao entardecer, muita gente senta para ver o pôr do sol enquanto escuta um dos artistas de rua que tentam ganhar a vida nesta ponte.
Lugares próximos
Galeria Uffizi (209 m) Museo Galileo (228 m) Piazza della Signoria (274 m) Palazzo Vecchio (281 m) Museu Nacional de Bargello (478 m)